O que preciso fazer para trocar o contador da minha empresa?
É necessário formalizar o cancelamento dos serviços contábeis através de e-mail ou carta registrada em correio. No comunicado deve conter os dados da empresa e a data do encerramento do contrato. Normalmente, o contador tem o prazo de trinta dias para organizar toda a documentação cadastral, contábil, fiscal e pessoal da empresa para devolver aos proprietários.
Além dos documentos contábeis, é importante solicitar ao contador anterior um relatório de toda e qualquer situação corrente de débitos com órgãos municipais, estaduais e federais, assim como eventuais parcelamentos de dívidas que estejam em de andamento e que precisem ser continuados pelo novo escritório de contabilidade.
Para formalizar a transferência para o novo escritório de contabilidade, recomenda-se o preenchimento de um termo de transferência de responsabilidade técnica. Isto normalmente é um procedimento providenciado pelos próprios escritórios de contabilidade, e não exige interação da empresa que está sendo transferida.
Por fim, o contador que está recebendo o novo cliente deverá elaborar um Contrato de Prestação de Serviços Contábeis onde estará expressa a extensão de sua responsabilidade técnica sobre a empresa contratante.
Para agilizar o procedimento nós da Health Contabilidade nos comprometemos com toda essa burocracia.